Como escolher o profissional de Marketing Digital ideal para sua empresa

No nosso dia a dia vemos cada vez mais negócios enxergando a web como uma fonte valiosa de novos clientes. Com o aumento da relevância desse setor dentro das empresas e o aumento da utilização do Marketing Digital por parte de suas equipes, recebemos muitas dúvidas em relação a como escolher bons profissionais para atuar na área. Veja as dicas de como encontrar e escolher o profissional de Marketing Digital ideal para sua empresa.

Duas perguntas deverão ser feitas para começar esta análise:

  • Qual é o perfil do profissional ideal?

  • Quais atividades ele deve executar?

Essas dúvidas irão surgir em empresas de todos os tamanhos, já que o Marketing Digital abrange diversas frentes. Para ajudar a definir o perfil ideal, vamos começar vendo as principais atividades da área:

As atividades de um profissional de Marketing Digital

#Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos)

Nunca deixe de lado a Produção de Conteúdo, pois é a base para as ações eficientes em Marketing Digital. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair seguidores(Leads) e gerar vendas. Para isso, seu novo funcionário precisa:

  • Gostar e saber escrever bem;
  • Ter conhecimento da área de atuação de sua empresa(ou estar disposto a aprender sobre ela);
  • Ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema;
  • Possuir um ritmo constante para produção de conteúdo;
  • Ter, preferencialmente, familiaridade com plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

#Gestão de Redes Sociais

Dificilmente sua empresa estará fora das redes sociais seja com um simples perfil ou página oficial. Esta ação é importante para interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Se a sua empresa já está ou quer entrar nessas mídias, é preciso uma pessoa que:

  • Conheça as principais mídias (Facebook , Twitter, Google+, Linkedin) e seu funcionamento;
  • Gerencie com responsabilidade suas contas nas mídias sociais;
  • Esteja constantemente atualizada sobre mudanças nos canais que sua empresa usa e sobre surgimento de novas mídias, para identificar oportunidades;
  • Pense e elabore conteúdos que atraiam pessoas para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • Saiba analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

#SEO (otimização para ferramentas de busca)

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias, técnicas, métodos e/ou estudos com o propósito de melhorar o posicionamento das páginas do seu site nos mecanismos de busca, quando um usuário buscar uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que as páginas do seu site, apareça entre os primeiros resultados da busca. Para garantir isso, busque alguém que:

  • Conheça ao menos um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores (on-page e off-page);
  • Saiba alinhar outros esforços da empresa (como conteúdo, assessoria de imprensa e biz dev) a favor das estratégias de SEO.

#Links Patrocinados (tráfego pago)

Atrair visitantes para seu site é a chave para que as ações propostas tenham sucesso. Um dos meios para isso é através de anúncios pagos, que são úteis principalmente no curto prazo. Para executar ações em Links Patrocinados, o candidato deve:

  • Ter conhecimento e saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios)  e manutenção das campanhas;
  • Ter capacidade de analisar resultados e propôr melhorias para otimizar as campanhas.

#Email Marketing

Sem dúvida este é um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital. O Email Marketing é a ferramenta que irá gerenciar suas campanhas por e-mail e é importante ter alguém na equipe que:

  • Saiba criar campanhas de Email Marketing;
  • Saiba escrever bem e seja criativo para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários a abri-los e a consumir o conteúdo;
  • Tenha capacidade de analisar os resultados e propôr melhorias para as campanhas seguintes;
  • De preferência, tenha familiaridade com ferramentas de envio de Email Marketing(MailChimp, etc).

Em todo caso sabemos que é difícil uma pessoa conhecer a fundo todas essas atividades, mas mesmo que de forma mais superficial, é preciso atacar todas as frentes. Mesmo que o conhecimento não seja avançado, ter o mínimo de conhecimento e fazer o básico em cada área já deve ser o suficiente para gerar os primeiros resultados, principalmente caso sua empresa também conte com uma consultoria especializada. Nesse caso, um candidato que domine um maior número de funções pode ser uma boa opção. Em um próximo passo, com orçamento maior, é possível ir contratando profissionais especializados para cada função.

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