Como Fazer uma Gestão do Ciclo de Vendas

O grande diferencial para qualquer negócio envolve um ciclo de vendas bem gerenciado. Com ele é possível ter mais clareza de todos os negócios e processos envolvidos, inclusive suas etapas.

Ciclo de Vendas, por que ele é tão importante?

De maneira bem simples chamamos um ciclo de vendas é possibilidade de montarmos uma sequência de fases. Nela podemos prover a venda de um determinado produto ou um determinado serviço. Em cada etapa deste Ciclo de venda podemos variar entre produtos e serviços. E é muito importante lembrar que não haverá vendas exatamente iguais uma da outra.
Mesmo assim, um ponto que não se pode deixar de lado é identificar suas etapas e seus estágios. Principalmente para realizar as melhorias e a eficiência em suas vendas. Com isso podemos ajudar vendedores a venderem mais e consequentemente acelerar novas contratações para vendas.

Prospecção

É o passo mais importante para encontrar novos clientes potenciais e preencher o funil. Uma boa maneira de prospectar é logo definir como seria perfil ideal de seu cliente. Em seguida podemos pensar em como poderemos abordá-lo.

Contato Inicial

Cada abordagem se comportará diferente para cada tipo de industria. Sendo assim diversifique o seu modelo de acordo com o publico alvo e com seu objetivo. Por diversas vezes ou quase sempre, o primeiro contato será um contato telefônico, um e-mail ou contato direto. Por fim, ofereça ajuda, apoio e conteúdo informativo(relevante). Desta maneira você aumenta as possibilidade de venda.

Identificação das Necessidades

Você deverá conhecer a fundo seu produto, serviço ou solução. Conhecer ao ponto de ter a certeza que irá ajudar a resolver o problema de seu potencial cliente. Deixe a sua equipe de vendas preparada. Coloque a disposição as palavras chaves que irão gerar as perguntas estratégicas. Assim como os recursos necessários para fazer o levantamento de informações a cerca de seus potenciais clientes.

Apresentação da Oferta

Sem dúvida esta fase é a mais crítica do ciclo de vendas. Neste momento você deverá apresentar sua oferta de forma que sua solução resolva o problema ou atenda uma necessidade. Não esqueça que em sua proposta deverá conter às informações coletadas nas fases anteriores do ciclo de vendas.

Administração das Objeções

Como em qualquer outro processo de vendas, objeções irão surgir. Você precisa dar a sua equipe de vendas ferramentas para lidar adequadamente com qualquer tipo de objeção. Não menos importante é entender as possíveis objeções, como preços e prazos, fazendo com que sua equipe possa aumentar sua taxa conversões e acelerar seu processo de vendas.

Fechamento da Venda

Aqui nesta fase, você deverá conduzir a negociação até o seu fechamento e concluir com a assinatura do cliente. É de suma importância dominar as diferentes técnicas de fechamento de vendas, o que as vezes requer muito treinamento, paciência e experiência.

Repetição de Vendas e Indicações

Não esqueça de fazer um acompanhamento de seus clientes para ver se eles estão satisfeitos e felizes. Isso, com certeza, irá lhe trazer novas vendas. Bons acompanhamentos também geram boas indicações para novos clientes potenciais e novamente poderá conduzi-los pelo seu ciclo de vendas.

04 dicas para seus processos de venda

Duplique o que está dando certo.

Comece a observar sua equipe de vendas e veja o que eles estão realizando diariamente. Absorva o conhecimento, faça dele um processo e duplique para os outros vendedores o que está dando certo.

Crie modelos e listas de verificação

Não deixe de criar o ciclo de vendas que será usado em seu próprio negócio. Identifique cada uma das fases e crie modelos de fácil acesso. Crie também listas de verificação e algumas perguntas para que os representantes de vendas possam utiliza-as como base, caso necessitem.

Defina metas para cada fase

Tome o controle de seus negócios. Definindo metas para cada fase do processo de vendas – quais os números que você quer ter em cada fase – isso lhe proporcionará uma visão mais sólida e segura a qualquer momento, ajudando em suas tomadas de decisão.

Se necessário, faça um Follow Up

Defina metas em que quanto tempo um negócio deverá ficar em um determinado estágio de ciclo de vendas. Percebendo que um negócio está com pouca ou sem atividade por mais tempo que o estipulado, faça um follow up imediatamente evitando que o negócio fique fora do seu controle.