Blog Atrair e-Books como ferramenta de marketing

e-Books como ferramenta de marketing

Nesse post compartilhamos 5 dicas que vão ajudar sua empresa a aproveitar melhor seus e-Books como ferramenta de marketing:

Pare de pesquisar tanto, comece imediatamente

De todas as dicas desse post, acho que essa foi a mais importante e só a prática nos ensinou.

Não se espante com este item, o problema é que muitas vezes, ao pesquisar, damos voltas e mais voltas no mesmo lugar atrasando a produção do conteúdo e grande parte do que é estudado acaba passando longe de ser utilizado.

A lição que aprendemos é que é muito mais fácil começar e depois ir pesquisando.

Naturalmente irá perceber que no decorrer do processo de produção as dúvidas irão aparecendo. Uma boa maneira de começar é separando os tópicos, e depois vá preenchendo o conteúdo de tópico por tópico. Não se preocupe, sobrará tempo para revisar o conteúdo e pesquisar se o que você escreveu apresenta falhas ou se há algo a mais que valha a pena acrescentar. O fato de começar logo vai te tirar da inércia, empolgar e delimitar seu campo de estudo, focando somente no que vai ser utilizado.

Não economize tempo pensando no título do eBook e trabalhe a Landing Page pensando em SEO

Você precisa imaginar ou tentar pensar como o seu visitante, como alguém que está fazendo uma busca na internet. Seu eBook terá boas chances de se tornar referência para alguém que esteja procurando por Web Analytics, por exemplo, ficaria muito contente em encontrar nosso eBook Web Analytics na prática.

Este tipo de material foge um pouco do tradicional, principalmente por oferecer um conteúdo maior e mais completo do que posts simples em blogs, por exemplo, também costuma receber mais links e compartilhamentos nas mídias sociais.

Com isso você terá chances bem maiores de alcançar as primeiras posições no Google. Por isso, muita atenção quando criar for o título do eBook e a Landing Page para download, análise cada palavras chave e escolha o que for relevante para o tema e que esteja mais engajado com sua empresa.

Não custa lembrar: crie uma landing page para seu eBook focando única e exclusivamente o download. Colocar o download em um post no blog ou qualquer outra página que tenha muitas distrações vai diminuir muito a taxa de conversão.

Teste, teste e teste. Atente para possíveis erros no PDF

Em alguns casos se a empresa não utilizar o conversor oficial da Adobe, há grandes chances de falhas no PDF.

São erros muito comuns os links não funcionarem e/ou as imagens ficarem borradas. Se isso nunca aconteceu, ainda não confie cegamente. Se puder teste em diferentes sistemas operacionais. Poderá haver diferenças entre Windows e Mac e é melhor que você perceba isso, não seu cliente.

Ah, muito, mais muito importante: Não deixe para converter o arquivo em cima da hora do lançamento.

Reaproveite o conteúdo em outros formatos

É normal as empresas não terem muitos mega fãs, aqueles que lêem todos os posts por completo, seguem tudo no Twitter e Facebook, baixam eBooks e whitepapers e assistem todos os webinars.

Daí uma boa dica é diversificar, adaptar o conteúdo a outros formatos e reaproveitá-los. Por exemplo: um eBook pode ser quebrado e se transformar em vários posts no blog ou dicas no Twitter e Facebook. Outra: posts podem tornar-se excelentes capítulos de um eBook. E ainda mais: A junção de vários posts podem ser transformados em um webinar e assim por diante.

Chegará um momento que irá perceber que é difícil produzir conteúdo, por isso quanto mais conseguirmos aproveitar daquilo que já foi feito, melhor.

Não esqueça de Planejar a promoção

Isso mesmo, promover o seu novo eBook é mais um fator chave no sucesso.

Temos uma estratégia que dá muito resultado que é ao lançar um novo eBook é a própria equipe se encarrega de promover e compartilhar. Após isso enviamos um email para todos que já baixaram nossos materiais, que de alguma forma já nos conhecem e confiam e são mais propensos a compartilhar nosso conteúdo.

Dessa forma, não só a mensagem vai se espalhar para novas pessoas como também, quando essas pessoas chegarem na Landing Page, verão nos números de “tweets” e “curtidas” que muitas outras compartilharam o conteúdo, gerando prova social (“social proof”). Ou seja, muitas pessoas compartilhando e “aprovando” o material vai dar mais credibilidade e aumentar a chance de download.

DICA:

Se sua empresa ainda não tem uma base de emails significativa, procure escrever posts como convidado em sites maiores ou ainda comprando publicidade. É importante causar um impacto inicial para conseguir a mensagem se espalhar de forma mais viral.

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