Edgerank do Facebook! Ele decide se o seu post será visto.

O EdgeRank do Facebook é o algoritmo que determina qual o alcance de suas publicações em função do histórico do conteúdo publicado em sua fã page.

O EdgeRank é um critério para avaliação de tudo que você posta em sua página e seu impacto sobre sua audiência. Este é o fator que o Facebook tem como base para determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs de sua página.

É através do EdgeRank que cada post que é publicado e recebe uma pontuação que irá determinar qual será o grau de exposição de seu conteúdo. Se esta pontuação é baixa, muitas pessoas não irão visualiza-la. E é claro, se a pontuação for alta, maior será o alcance do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele. O EdgeRank funciona como um termômetro dos posts no Facebook.

Quando você atualiza o status de sua timeline, não quer dizer que ela será distribuída e vista por cada um de seus fãs. É o EdgeRank que irá determina quais as mensagens que serão ser mostradas, e a quem serão mostradas. Não é a toa que o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook.

Gostaria de saber qual é o seu EdgeRank? Tenho que a resposta é sim, correto? Mas sinto muito dizer que, infelizmente, o Facebook não informa esses dados. Mas existem alguns serviços como o EdgeRank Checker que podem lhe dar essa informação.

O importante pra você é saber trabalhar os 3 parâmetros chave do EdgeRank:

Afinidade

Aqui é a quantidade de interações que sua publicação recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam interagir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida na Timeline deles.

Peso do Conteúdo

Cada tipo de conteúdo recebe um peso atribuído pelo algorítimo do Facebook. É consenso, em função de observações e pesquisas, que fotos e vídeos têm um peso maior que textos e links. Então, com base nesse critério, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

Tempo de Publicação

O Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.

Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil. O importante aqui não é atender as diretrizes e cálculos do Facebook e sim gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs, é isso que o algorítimo analisa. O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.

Mas como melhorar o meu EdgeRank? 

Teoricamente você já tem uma noção sobre o que e como funciona EdgeRank, vamos agora para algumas dicas que poderão melhorar a sua pontuação e consequentemente o resultado das suas campanhas de marketing nas mídias sociais.

Conteúdo de Maior Peso

Vimos acima que fotos e vídeos têm um peso muito maior em termos de EdgeRank. Por isso, dê preferência a esse tipo de conteúdo em suas postagens, mas lembre-se de variar o seu conteúdo para torná-lo ainda mais atraente. A vantagem de saber o que é EdgeRank e como ele funciona é justamente essa, moldar o seu conteúdo para uma maior exposição sem prejudicar a sua audiência. Ter um bom EdgeRank é bom, mas ser interessante para os seus amigos ou fãs é mais ainda.

Conteúdo de Maior Engajamento

Quanto maior o engajamento, maior o EdgeRank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”. Se você não tem conteúdo, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu time line.

Incentive a Interação

Da mesma forma que se usa uma chamada para ação (o Call to Action) em peças publicitárias, uma prática que trás muitos resultados e também válida em termos de posts no Facebook. É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.

Utilize Horários de Pico

É fácil descobrir pelo Facebook Insights quais são os horários preferidos pelos seus fãs e amigos no Facebook. Lembre-se que nem todo mundo está conectado o dia inteiro no Facebook. Tente concentrar sua atividade nesses horários para que suas chances de interação sejam maiores e consequentemente seu EdgeRank também.

O Facebook, assim como a televisão, tem um “horário nobre”, onde grande parte dos usuários está online. Entenda quais são os melhores horários para postar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *