NOVO WhatsApp para micro e pequenas empresas se comunicar com clientes.

O novo serviço disponível pelo WhastApp trás novos recursos, como envio de mensagens automáticas e mais informações da empresas no perfil.

WhatsApp Business (Foto: Divulgação/WhatsApp)

O aplicativo mais famoso do mundo quer se tornar o canal oficial de relacionamento e contato entre empresas e clientes. O WhatsApp lançou nesta quinta-feira (18) seu novo aplicativo destinado às pequenas empresas. O objetivo é ser uma ferramenta para troca de informações com seus consumidores. Entre as principais finalidades estão a de responder dúvidas e atender as reclamações de clientes automaticamente, a qualquer momento e hora do dia.

O novo serviço ainda não está disponível para o Brasil, mas será liberado nas próximas semanas e já está em testes com alguns usuários em fase piloto.

O poderoso WhatsApp é usado por cerca de 1,3 bilhão de usuários em todo mundo. O Brasil está em segundo lugar como maior mercado do serviço. Só ficando atrás da Índia.

“As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes”, disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business, ao G1. Quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho, apontou uma pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo.

Vamos a um resumo dos principais recursos

O novo programa, chamado de WhatsApp Business, chega a cinco países (Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido), mas será levado a outras regiões nas próximas semanas.

As pequenas e medias empresas poderão usar o serviço gratuitamente. Basta baixa o app e realizar um um cadastro, informando seu endereço, uma descrição da empresa e um número de telefone vinculado. Não é necessário informar um CNPJ.

Segundo o WhatsApp, as contas deverão ser verificadas para comprovar se o telefone é mesmo autêntico e ser de propriedade da determinada empresa.

As mudanças

O app traz três novidades para empresas, em relação versão atual:

  1. Conta comercial;
  2. Mensagens automáticas;
  3. Estatísticas.

Testes no Brasil

Fabiano Cardox, dono da loja de uma loja de itens de fotografia do Rio, é um dos testadores no Brasil. “Quando estou fora do expediente, o recurso de mensagens automáticas ajuda a minimizar a frustração do cliente. Muitos potenciais clientes podem enviar mensagens a qualquer momento e podem se sentir frustrados quando não recebem brevemente uma resposta”, disse. (Fonte: G1)

Outro testador é Brunorio Serafini, sócio de uma gráfica em Colatina (ES), que chega a atender 30 clientes por dia pelo WhatsApp. São feitos por lá de orçamentos a confirmações se serviços. (Fonte: G1)

O aplicativo para empresas disponibilizará sua versão primeiro para Android — uma versão para iOS está em testes. O download do aplicativo pelas empresas é gratuito. Os consumidores não precisam baixá-lo, pois poderão falar com as companhias usando o programa que já possuem.

Principais novidades do app para empresas

Conta comercial

Os usuários comuns tem uma limitação em fazer mudanças e e mostrar dados personalizados seus perfis. Para as empresas estará disponível mostrar:

  • Nome do estabelecimento
  • Horário de atendimento
  • Site oficial
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Telefone de contato.

Mensagens automáticas e estatísticas

Uma das funcionalidades mais esperadas pelos usuários comerciais do WhatsApp, será finalmente liberada. É a possibilidade de agilizar o atendimento aos clientes através de mensagens automáticas para, por exemplo:

  • Responder perguntas frequentes;
  • Dar informações sobre qual é seu negócio;
  • Avisar de indisponibilidades temporárias de serviço ou de atendimento.

Para completar o pacote de novidades, o WhatsApp Business terá a possibilidade de acessar as estatísticas das interações com consumidores. A funcionalidade deverá mostrar quantas mensagens foram lidas, por exemplo. “Os empresários vão poder medir como os consumidores estão recebendo aquilo que eles estão mandando”, diz Singh.

Agora é só aguardar.

One thought on “NOVO WhatsApp para micro e pequenas empresas se comunicar com clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *