O que é Persona: Como e por que criar uma para sua empresa

Se você já fez alguma ação de marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, com certeza foi questionado em algum momento sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso é tão importante quanto produzir conteúdo, já que compreender o comprador é peça fundamental para o desenvolvimento de produtos.

Uma ação fundamental na hora de produzir um material para o blog ou para as redes sociais é utilizar a técnica de criar Persona. Isso facilita o direcionamento dos temas, ou seja, seu conteúdo chegará ao cliente típico, com todas as principais características que os compradores estão buscando.

Talvez você pense que criar e montar uma Persona, ou várias Personas, dê trabalhinho, mas acredite pode ser mais fácil do que pensa. Basta você consegue faça as perguntas certas e no momento certo. Depois, é só utilizar essas informações de uma forma produtiva e estratégica para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil. Vamos abordar o conceito de Persona e como criar um modelo de Persona ideal para orientar corretamente as ações de sua empresa. Confira!

O que é Persona?

A melhor definição de persona passa justamente pelo contato direto com o seu público-alvo, de modo a fazer uma rápida análise onde você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você já possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Não importe se você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que já consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua Persona.

DICA: Direcione esforços tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Isso será com porque em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Perguntas que podem ajudar a definir uma Persona

Após levantar algumas informações, você vai precisar orientar-se pela maioria de seus clientes, principalmente para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua Persona:

– Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
– Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
– Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
– Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
– Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
– No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
– Quem influencia suas decisões?

Em Resumo: Tenha em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço está buscando algo na área de atuação de sua empresa. Pense no que ela pode estar interessada, como por exemplo os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia relacionados ao seu setor.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

Como fazer para criar a sua Persona

Neste passo você irá detalhar o perfil do cliente à partir das respostas obtidas. Isto se tornará peça fundamental, pois você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.

Ao final deste processo, você pode até dar um nome para a sua persona. Isso facilitará os debates internos colocando o persona como alvo: “Mas você acredita que o Antônio Celso se interessaria por isso?”.

Não esqueça de levar em consideração que a Persona pode ser um visitante que acabou de chegar e você ainda não conhece, nem está procurando sua empresa. Ou seja, se você falar apenas de seus produtos ou dar somente informações institucionais sobre sua empresa, a chance desse visitante sair correndo de seu blog ou perfil é grande.

Então, reflita: como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?

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