Onde encontrar imagens grátis (e pagas) que você deve conhecer

Em algum momento você irá se perguntar: Onde encontrar imagens grátis e buscar imagens na internet, acredite, não é uma tarefa tão difícil. Existem inúmeras plataformas para busca de imagens ideais para utilizar em sites e blogs.

Vamos mostrar neste post cerca de 47 bancos de imagens gratuitos e outros pagos que você poderá utilizar e escolher a melhor opção para seu conteúdo.

Vale a pena destacar alguns pontos importantes sobre o uso de imagens da internet:

  • como as imagens podem influenciar gravemente (para o bem ou para o mal) na qualidade de seu conteúdo;
  • como usar essas imagens sem infringir direitos autorais e os tipos de licença (copyright, copyleft, creative commons e domíno público);
  • como fazer o bom uso do material visual em seu site, utilizando imagens que sejam contextuais ao conteúdo.

O foco desta postagem é trazer uma lista de opções de pesquisa de imagens. Essa lista você encontra logo abaixo. Mas sem pressa, vale refletir um pouco.

1 – “Imagem não é tuto!”. Sim, é muito.

Você que a imagem não é necessariamente tudo. Acredite, é muito. Muito mesmo. Seria contraditório colocar toda a responsabilidade do conteúdo nas imagens e provar isso escrevendo um…texto.

Outro fator legal para você refletir também é sobre o conteúdo compartilhado em redes sociais. Pense em um link compartilhado no Facebook e na força que a imagem de miniatura possui. Colocar a imagem certa naquele campo é fundamental para aumentar a sua taxa de cliques.

Separe um tempo para utilizar outras redes sociais baseadas fundamentalmente no apelo imagético – como Instagram e Pinterest – têm crescido a passos largos. O próprio Twitter, que iniciou como uma ferramenta puramente textual, já fez sérias mudanças e a cada atualização fica mais visual.

Aqui estão algumas dicas de locais em que você pode baixar imagens para postar em seu site ou seu blog. Dividimos em duas categorias: imagens gratuitas e pagas. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens.

2 – Onde encontrar imagens na internet: 12 bancos de imagens pagos que você pode assinar

123f – http://br.123rf.com
Banco de imagens comerciais e editoriais com mais de 40 milhões de arquivos. Possui também vídeos e áudios para download.

500px – http://500px.com
Comunidade online de fotógrafos com mais de 50 milhões de imagens na nuvem. Uma espécie de rede social de fotografia, com o diferencial de que as imagens podem ser comercializadas.

Bigstock – http://www.bigstockphoto.com/pt/
Mais de 27 milhões de imagens no banco de dados. A Bigstock foi fundada em 2004 e comprada em 2009 pela Shutterstock. Disponibiliza fotos, vídeos e vetores.

Canstock Photo – http://www.canstockphoto.com/
Agência de fotografia que libera 25 mil fotos novas a cada dia. Possui mais de 38 mil colaboradores e mais de 450 mil assinantes.

Corbis Images – http://www.corbisimages.com/
A Corbis Corporation é um recurso criativo voltado para profissionais de marketing, mídia e publicidade. Possui uma seleção de banco de fotografias, ilustrações, fontes, vídeos e produtos criativos.

Creative Market – https://creativemarket.com/photos
Mais de 170 mil fotos de fotógrafos independentes disponíveis para aquisição.

Dreamstime – http://www.dreamstime.com/
Um extenso banco de imagem com mais de 35 milhões de imagens. Possui também opções free, mas e necessário registro.

Fotolia – https://www.fotolia.com
Banco de imagem com mais de 5 milhões de assinantes e de 43 milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes.

Getty Images – http://www.gettyimages.com/
A Getty Images é uma agência fotográfica líder de mercado, fundada em 1995, e uma das principais provedoras de imagens jornalísticas e editorias do planeta.

iStockphotos – http://www.istockphoto.com/
Uma empresa da Getty Images, a iStockphotos vende fotos, ilustrações, vídeos e música. Oferece também algumas fotos grátis semanalmente aos assinantes.

Shutterstock – http://www.shutterstock.com/
Mais de 60 milhões de arquivos divididos entre imagens, vídeos, músicas e vetores. É um dos maiores bancos de imagens do mundo, e possui uma pluralidade de planos para grandes e pequenas empresa.

Veer – http://www.veer.com/
Uma marca da Corbis, a Veer possui um banco de imagens selecionados por profissionais criativos para profissionais criativos. Além de imagens, também vende fontes para tipógrafos.

3 – Onde encontrar imagens de graça ou livre de direitos autorais: 35 sites para você baixar imagens de graça

Devido ao alto número de sites que se dedicam a espalhar imagens gratuitas na internet, decidi dividir essa lista em três partes.

A primeira diz respeito aos sites que hospedam imagens em seus próprios servidores e possuem uma levada mais ampla.

A segunda é direcionada a plataformas que reúnem outros sites de busca de imagens grátis e que não necessariamente as hospedam em seus próprios servidores, ajudando mais na busca do que na produção de imagens.

E a terceira é relacionada aos sites que são mais fechados em relação aos temas das imagens, mais temáticos, ou sites pessoais mantidos por fotógrafos que compartilham suas fotografias livremente a todos.

Amplos

Death To The Stock Photos – http://deathtothestockphoto.com/

O projeto entrega mensalmente fotos grátis para você em seu e-mail. Não tem a opção de download, apenas de cadastro. Também tem uma opção paga premium, com regalias extras.

Getrefe – http://getrefe.com/downloads/category/free/

Arquivos de fotos de diversas categorias para download grátis

IM Free – http://www.imcreator.com/free

Recurso do criador de sites I’m Creator, com imagens grátis para uso comum de todos. Também oferece templates gratuitos para ser usado em qualquer site.

ISO Republic – http://isorepublic.com/

Mais de 400 imagens de diversos temas livres para uso pessoal e comercial.

Jéshoots – http://jeshoots.com/

Milhares de fotos gratuitas disitribuídas em várias categorias e com um eficiente sistema de busca.

Kaboompicshttp://kaboompics.com/

Mais de mil fotos em alta resolução livres para qualquer tipo de uso.

Magdeleine – http://magdeleine.co

Projeto colaborativo que posta uma foto em alta resolução por dia.

Pexels – http://www.pexels.com

Mais de 3 mil fotografias em alta resolução, todas grátis e com permissão para uso pessoal e comercial, sem a necessidade de atribuir créditos.

Picjumbo – http://picjumbo.com

Centenas de fotos totalmente grátis das mais variadas temáticas.

Picography – http://picography.co

Site simples e colaborativo com fotografias em alta resolução dos mais diversos tipos.

Pixabay – http://pixabay.com

Mais de 440 mil fotos grátis para usar em qualquer lugar com um sistema de busca que diferencia imagens, ilustrações, vetores e vídeos.

Raumrothttp://raumrot.com/

Site com mais de 600 fotos de diferentes categorias disponíveis para download gratuito e uso livre.

StokPic – http://stokpic.com/

Um gigante site de download de fotos grátis, criada pelo fotógrafo Ed Gregory, e que está crescendo e se consolidando como uma grande plataforma de incentivo à fotografia, com novos colaboradores.

Unsplash – http://unsplash.com/

Site minimalista em que a cada 10 dias, 10 novas fotos são adicionadas para você baixar e fazer o que quiser com elas. Pode se cadastrar por e-mail para receber as atualizações.

Wikimedia Commons – https://commons.wikimedia.org/

A Wikipedia das mídias traz uma database com mais de 27 milhões de arquivos disponíveis para serem usados. Nem todos são para uso comercial, é preciso observar o que diz a descrição de cada imagem.

Multisites

All The Free Stock – http://allthefreestock.com/

Site que reúne vários bancos de material gráfico livres de direitos autorais em um só. Mais do que imagens, aqui estão disponíveis ícones, vídeos e efeitos sonoros gratuitos.

Splashbase – http://www.splashbase.co/

Mais de quinze plataformas em uma só nesse sistema de busca. Possui vídeos e fotos em alta resolução livre para download.

Stock Up – http://www.sitebuilderreport.com/stock-up

Mecanismo de busca de imagens em alta qualidade que une mais de 20 outros bancos de imagens grátis.

The Stocks – http://thestocks.im/

Mais de dez sites de imagens grátis reunidos em um único sistema de pesquisa.

Temáticos e pessoais

Bucketlistly Photos – http://photos.bucketlistly.com

Gratuita coleção com fotos de viagens feitas por Pete R., fundador do site Bucketlisty.

Cupcake http://cupcake.nilssonlee.se

Imagens registradas pelo fotógrafo Jonas Nilsson Lee, todas liberadas para uso grátis.

Designers Picks – http://www.designerspics.com/

Site criado pelo desenvolvedor e webdesigner indiano Jeshu John. Todas as fotos são de sua autoria e estão livres para serem usadas para fins pessoais e comerciais. O autor pede que os créditos sejam atribuídos, mas não faz disso uma obrigação.

Foodie’s Feed – http://foodiesfeed.com

Um recurso para encontrar imagens reais de comidas em alta resolução.

Free Nature Stock – http://freenaturestock.com

Site criado pelo fotógrafo Adrian Pellert, que faz o upload de uma nova foto de natureza por dia.

Gratisography http://www.gratisography.com/

Projeto do fotógrafo Ryan McGuire. Todas as fotos são livres para serem usados para todos os fins.

Jay Mantri – http://jaymantri.com

Tumblr do designer Jay Mantri. Basicamente reúne fotos de viagens, natureza e de estéticas urbanas.

MMThttp://mmt.li

Site atualizado semanalmente com imagens feitas pelo fotógrafo Jeffrey Betts.

Moveast – http://moveast.me

Portfólio de fotos de viagens ao Oriente do designer português João Pacheco.

New Old Stock – http://nos.twnsnd.co/

Plataforma com fotos históricas e antigas que já estão sob domínio público.

Snapographic – http://snapographic.com

Fotos gratuitas de várias categorias para uso pessoal e comercial, capturadas pelo fotógrafo Thomas Mühl. Pelo preço de 15 dólares você pode baixar todas as imagens de uma vez só.

Splitshire – http://splitshire.com

Site gerido pelo fotógrafo italiano Daniel Nanescu, cheio de imagens grátis para serem usadas em qualquer lugar. Também há uma opção premmium, que oferece benefícios extras.

Startup Stock Photos – http://startupstockphotos.com

Um tumblr que reúne fotos em alta resolução relacionadas a startups e novos negócios.

Super Famous – http://images.superfamous.com

Site com as fotografias do designer holandês Folkert Gorter. Possui uma variedade, mas em suma reúne imagens de natureza, arquitetura, abstratas e aéreas.

Travel Coffee Book – http://travelcoffeebook.com

Tumblr colaborativo de fotos sobre viagens enviadas por pessoas de todo o planeta.

Life of Pix http://www.lifeofpix.com/

Site mantido no ar pela agência Leeroy, de Montreal, e sua rede de fotógrafos. Novas fotos em alta resolução adicionadas semanalmente ao portófio gratuito.

Pergunta: Mas se existem vários sites que disponibilizam imagens de graça por que usar plataformas de imagens pagas?

Há um grande volume de imagens grátis na internet, é verdade. Mas, comparado com os bancos de imagens pagas, esse número é mais limitado. A variedade de imagens também tende a ser menor.

Quem faz a assinatura de bancos de imagens pagos tem a vantagem de ter um cartel maior de opções e de, possivelmente, não ter um concorrente utilizando a mesma imagem para um assunto semelhante.

Extra: Encontrando imagens grátis no Google e no Flickr

Google Images

Para encontrar imagens que podem ser utilizadas gratuitamente pelo Google, basta você digitar primeiro uma palavra-chave de sua escolha no Google Images. Depois, clique em “ferramentas de pesquisa”. Uma nova aba será aberta e terá a opção “direitos de uso”. Clique lá e escolha o filtro de licença que você deseja.

Flickr

O sistema de busca do Flickr tem uma opção de filtro que mostra para você as imagens que foram marcadas com licença para reutilização. Faça uma pesquisa normalmente e, no canto superior esquerdo, mude a opção “Qualquer Licença” para a opção desejada.

O Flickr também tem um segmento chamado The Commons, que nada mais é do que a reunião de várias imagens encontradas na internet e que não possuem direitos autorais. Acesse emhttps://www.flickr.com/commons.

4 – Direitos autorais: o que são copyright, copyleft, creative commons e domínio público

Um detalhe que você precisa ficar atento diz respeito aos direitos autorais de cada imagem. Apesar de ser uma prática comum – e antiética – copiar imagens sem autorização prévia do autor, a legislação prevê multas para quem comete o crime.

Desrespeitar os direitos autorais de outrem é crime previsto em lei. Portanto, se você preza por seu negócio e não quer correr esse risco, é obrigatório saber a distinção entre as quatro licenças abaixo:

Copyright

Copyright

A licença mais usada pelos artistas e criadores de material intelectual. Fotografias, ilustrações e imagens de qualquer natureza estão inclusas nesse rol. O copyright é uma proteção para que apenas o dono do material possa distribuir e usar comercialmente as imagens.

Quando você se depara com uma imagem com copyright e enxerga a necessidade de usá-la, você precisará comprá-la. Essa imagem pode pertencer a um fotógrafo, a uma agência ou a um banco de imagens.

Pode acontecer casos em que o proprietário aceite ceder as imagens. Na dúvida, é mais seguro sempre pedir autorização por e-mail ao autor

Copyleft

Copyleft

A licença de copyleft é o completo oposto de copyright. Quando um autor submete seu trabalho ao copyleft, ele abre mão de todos os direitos autorais. Isso inclui a livre reprodução, distribuição, adaptação e modificação da obra, ou imagem, neste caso.

Caso você esteja frente a uma imagem com copyleft, sinta-se à vontade para usá-la da forma que achar mais adequada, inclusive para fins comerciais.

Creative Commons

Creative Commons

Essa licença pode ser considerada uma espécie de meio termo entre copyright e copyleft, e há várias subdivisões de si mesma.

A creative commons (CC) é uma licença produzida e criada por uma organização sem fins lucrativos de mesmo nome, que foi fundada em 2001 com o propósito de ampliar e espalhar conhecimento e informação por meio de atividades colaborativas.

O número de trabalhos licenciados em creative commons tem uma considerável curva de crescimento nos últimos anos, como mostra a imagem abaixo:

Numero de imagens com licença creative commons - 2014

Há várias vertentes de creative commons. Quando o autor compartilha seu material em CC, ele escolhe algumas permissões como uso comercial, atribuição de crédito e possibilidade de adaptação.

Fique alerta a qual tipo de CC está atrelado o material. Para saber, é só clicar na logo do creative commons que você será redirecionado à página com as permissões escolhidas pelo autor.

Confira em http://creativecommons.org/licenses/.

Domínio Público

domínio público

As imagens que estão sob domínio público, como o nome sugere, estão publicamente livres para serem usadas, inclusive para fins comerciais.

Na prática, uma imagem que se torna de domínio público é uma espécie de herança cultural que um autor deixa para a humanidade depois de um determinado tempo.

Cada país possui uma legislação própria para que uma obra se torne de domínio público. No Brasil, os direitos autorais duram por 70 anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Após essas sete décadas, toda obra (e neste caso, imagem) pode ser utilizada por qualquer pessoa, desde que a fonte seja citada.

5 – Que tipo de imagem usar em um post

Há um detalhe a ser levado em consideração na hora de você escolher quais imagens serão postadas junto a seu conteúdo. Em suma, você precisa saber qual tipo de imagem é mais adequada para ser inserida em destaque ou em meio ao texto.

Mas como saber qual é a imagem mais adequada para meu post? Essa resposta vem basicamente de acordo com a análise de sua persona, do tom que o seu site geralmente utiliza e do contexto do seu assunto.

Faça um exercício de empatia e coloque-se na mente de sua audiência. Qual tipo de imagem ela gostaria de ver atrelada a meu conteúdo?

  • Fotos?
  • Ilustrações?
  • Gráficos?
  • Print Screens?
  • Tiras de quadrinhos?
  • Memes?
  • Gifs?

No momento em que você observa o aumento de sua audiência, tenha em mente que isso provavelmente é o reflexo da qualidade de seu conteúdo e do tom que você definiu para nortear o seu site.

Caso você esteja começando do zero, defina um padrão não só para o tipo de conteúdo e para o estilo de escrita, mas também de imagens a serem usadas.

6 – Use imagens que complementem o seu conteúdo

O casamento entre o texto e a imagem precisa estar alinhado para que a publicação faça sentido. Use imagens que não só sejam boas, mas que também complementem o seu conteúdo. Lembrando que o caminho inverso também existe, caso o texto seja baseado em um gráfico, um print screen, uma foto ou qualquer outro tipo de imagem.

Faça uma análise depois que o texto e a imagem estiverem em seus devidos lugares. Esqueça o texto e olhe para a imagem. Ela diz algo sobre o conteúdo? Ela complementa um tema? Ela traz, por si só, a ideia que está sendo levantada?

Usar as imagens certas é fundamental para que seu conteúdo seja relevante para seu público. Essa ideia vale tanto para imagens em meio ao conteúdo como para as imagens em destaque, que serão a capa dos links internos de seu site e das postagens publicadas nas redes sociais.

Por exemplo, qual dos dois print screens de links do facebook você acha que chamaria mais a atenção e criaria um maior engajamento?

A) Assim?

Tipos de Email Marketing - sem imagem

B) Ou assim?

Tipos de Email Marketing - com imagem

Ao reservar um tempo para cuidar das imagens que irão compor o seu site você não estará perdendo tempo, mas tendo um valioso acréscimo qualitativo.

Nos 47 bancos de imagens listados nesse post você poderá encontrar praticamente qualquer tipo de imagem desejada. Use sua criatividade e boa pesquisa.

Adaptado do Artigo: ResultadosDigitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *