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Sua empresa precisa de um site para sobreviver no mercado

5 benefícios que um site pode trazer para sua empresa e por que você precisa de um para sobreviver no mercado.

Antes e começarmos, responda a essa pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Caso você esteja adiando ou relutando em criar um site para sua empresa, comece a repensar. Ter um site pode trazer muitos benefícios, principalmente se manter no mercado.
Neste conteúdo, falaremos sobre as principais vantagens que um site próprio pode trazer para sua empresa.
Antes de falar sobre os benefícios, vamos explorar 3 objeções bastante comuns.

1º Objeção: “Por que ter um site se não vendo pela internet?”

Um dos principais benefícios ao se ter um site é a possibilidade automatizar seus canais de vendas e ampliar as oportunidades de negócios. Porém, nem todas as empresas terão bons resultados ao colocar um site no ar com o objetivo de gerar vendas.
Cada empresa deverá ter um objetivo ao decidir utilizar o ambiente online para expandir sua marca. Por exemplo: Se o sua atividade for local, um estúdio de arquitetura, um escritório de advocacia ou um restaurante, você pode usar o site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.
O gigante Google é a principal ferramenta utilizada por usuários comuns que buscam soluções e serviços que resolvam algum problema. Assim, quando alguém procurar por “advogado trabalhista em Belém”, “arquitetos em Fortaleza” ou “restaurante italiano em Florianópolis”, a imagem da empresa através de um site próprio daria muto mais autoridade para os robôs de busca assim como uma imagem muito mais profissional ao usuário do que está buscando apenas um endereço e um telefone.
Nesse momento, ter um site próprio pode funcionar como a porta de entrada entre seu negócio e seu público. E nada melhor do que uma primeira impressão aos seus visitantes, afinal o objetivo é que o site seja uma ponte para transformar um visitante em um cliente no futuro.

2º Objeção II: “Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?”

A resposta é bem simples, não importa se sua empresa seja pequena: sim, você precisa ter um site. Não é somente uma questão de aparência e profissionalismo, mas também de resultados.
De uma forma geral as empresas pequenas encontram nos sites uma forma de tornar seu nome mais forte, passar maior autoridade e credibilidade. Dito isso, pense nos seguintes pontos:
1. Em primeiro lugar, entenda que um site amplia o alcance e o poder de comunicação de uma pequena empresa;
2. Ao criar um site, mesmo que um bem pequeno, uma pequena empresa pode divulgar seus serviços para um grande público-alvo e para possíveis parceiros, ampliando as chances de novos negócios;
3. O site pode ser usado para o Marketing de Conteúdo, que atrai tráfego e fideliza clientes;
4. Ao ter um site, uma pequena empresa pode ser encontrada nos buscadores da internet, como o Google, por exemplo. Esta condição aumenta muito as oportunidades de lucros e novos negócios;

3º Objeção : “Mas eu já tenho uma página no Facebook, pra que criar um site”

Ótimo!! Uma página no Facebook é fundamental, assim como o site. Portanto, entenda que um canal não substitui o outro.
Se você não tem um site com um domínio próprio, realizar campanhas de Email Marketing, por exemplo, fica absolutamente ineficaz. Usar o site para Capturar informações como Nome e Email é a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e aumentar a base de contatos.
Em outras palavras: para onde você vai levar seus visitantes? Para seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?
Aqui na empresa, enxergamos as mídias sociais como excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento. Ou seja, utilizamos como um acréscimo à nossa estratégia de Marketing Digital, mas não como o principal canal.
Se você já possui um site, temos um material que será muito valioso para você. É o eBook “Como criar um blog corporativo – da estratégia à prática”, que você pode ler aqui.

Vamos aos 5 motivos para que sua empresa tenha um site e todas as vantagens trazidas para seu negócio.

1 – Para ser encontrada

Sua empresa pode ser melhor no segmento, possuir os melhores atendentes do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

2 – Ganhe autoridade no mercado

Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?
Não queremos desmerecer as as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.
Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3 – Para expandir o negócio

Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads(prospects). E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.
O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4 – Para se relacionar com sua audiência

O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.
Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:
  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.
Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.

5 – Para vender

Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.
E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como para vendas self-service, como é o caso de ecommerces.
Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.
Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

Conclusão

Retomando, um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.
Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação. Recomendamos falar com um de nossos consultores e fazer agendar uma consultoria gratuita.
Agora, se sua empresa já possui um site, tenha em mente que o caminho está sendo trilhado, mas de maneira alguma você deve ficar parado no tempo e pensar que tudo está resolvido. Os próximos passos após ter um site são as otimizações de conversão, as otimizações para SEO, as atualizações no design, o planejamento de conteúdo, as adequações no layout para dispositivos móveis etc.
Esperamos que esse post tenha elucidado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio. Caso você queira acrescentar algo ao debate, sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.
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