Restrições de Marketing para Dentistas de acordo com o CFO

No marketing para dentistas existe muitas vertentes e acredita-se que o Código de Ética Odontológica do CFO (Conselho Federal de Odontologia) restringe e inviabiliza tais ações.

Existe uma gama de ações no marketing digital que pode melhorar, significativamente, os resultados dos profissionais dentistas, clínicas ou consultórios odontológicos. O próprio CFO reconhece a importância das mídias sociais, onde a cada dia ganha expressão como um dos principais veículo de divulgação para assuntos odontológicos”. 

Ainda existe um certo desconforto por parte de alguns profissionais de fazer ou não marketing para dentistas, seja por receio de infringir o Código de Ética da profissão ou por não conhecerem a normativa que regula as ações de marketing odontológico. 

Este conteúdo tem como objetivo de mostrar o que pode ser feito no marketing digital para dentistas sem ferir a ética odontológica e mostrar as principais restrições do Código de Ética da profissão.

As restrições do Código de Ética nas ações de marketing para dentistas?

Todas as ações de publicidade e comunicação, onde também inclui o marketing para dentistas, são regulamentadas pelo Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia(CFO). Este Código de Ética garante a maior transparência, confiabilidade e respeito junto aos pacientes e demais colegas de profissão.

A cerca de 3 anos atrás o dentista produzia conteúdos para o seu site e redes sociais, porém deveria ficar atento às proibições do Código de Ética.

Divulgação de preço

Os consultórios odontológicos e os dentistas não podem sair divulgando o preço de seus serviços, as formas de pagamentos, ou ainda, anunciar serviços gratuitamente.

Inclusive um dentista não pode divulgar o seu trabalho e a sua marca através de sites de compra coletiva ou oferecer cartões de desconto. Estas ações caracterizam concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Propaganda enganosa

O CFO não permite/proíbe que dentistas e consultórios odontológicos divulguem tratamentos não comprovados cientificamente, assim como equipamentos que não possuem registro homologado pelos órgãos competentes.

Outro tema de impedimento pelo Código de Ética é o uso de títulos e especializações que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais.

Propaganda em rádio e tv

Nada impede dos dentistas participarem de programas de rádio e televisão, porém esta participação deve ser exclusivamente para esclarecimentos, sendo totalmente vedada a autopromoção e a prescrição de tratamentos.

Sorteios

O Conselho Federal de Odontologia não permite que os profissionais dentistas, assim como, consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos onde o prêmio será serviços oferecidos pelo profissional.

Palavras proibidas

O dentista deverá ter atenção máxima quanto às expressões escritas ou faladas em suas ações de marketing, pois o CFO proíbe o uso de termos que possam caracterizar a autopromoção, o sensacionalismo, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.

É importante ressaltar que o CFO também proíbe o uso do termo “popular”.

Antes e depois: pode ou não pode?

A divulgação de imagens dos pacientes, assim como, o antes e depois dos tratamentos odontológicos foi proibida pelo CFO por muitos e muitos anos. Agora, a Resolução 196 de 2019 autoriza a divulgação de imagens do início e do final do tratamento, desde que o procedimento tenha sido realizado pelo dentista que está divulgando o conteúdo, e ainda, que tenha a autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

Como fazer marketing para dentistas de forma ética?

É possível, mesmo com todas as restrições do Código de Ética, conquistar ótimos resultados com ações e estratégias de marketing digital. 

Para que isso ocorra sem infringir a ética da profissão, os dentistas e os consultórios odontológicos poderão publicar conteúdos informativos tanto em seus blogs ou em suas redes sociais. 

A melhor opção é investir em estratégias de inbound marketing, onde conseguirá atrair, converter seguidores em cliente e fidelizá-los através do relacionamento e da distribuição de conteúdos que o ajudem na resolução de um problema. É será utilizando estes conteúdos compartilhados nas redes sociais, site, blog e e-mail marketing, que você poderá se tornar autoridade na sua região.

Para que os clientes identifiquem e reconheçam o dentista ou a clínica odontológica, é recomendado ter um logotipo e uma identidade visual bem definida. Além disso, é permitido e indispensável criar um site para que os usuários possam conhecer o trabalho do profissional.

Outra ação de marketing que os dentistas podem utilizar são as estratégias de SEO, ou seja, série de técnicas que tem a finalidade para melhorar o desempenho do site, fazendo com que ele tenha um bom ranqueamento no Google. Assim, quando alguém da sua região procurar por “implantes dentários”, por exemplo, o seu site pode ser o primeiro a ser indicado para o usuário.

Outras práticas que podem ser realizadas e que são permitidas pelo CFO como estratégia de marketing odontológico:

  1. Divulgar a sua especialidade e área de atuação;
  2. Realizar campanhas preventivas para conscientizar a população;
  3. Mostrar novos tratamentos e procedimentos, desde que estes sejam validados pelo CFO;
  4. Divulgar que um paciente especial foi ao seu consultório, desde que ele tenha autorizado a publicação;
  5. Fazer vídeos que orientam sobre determinados assuntos, como um tutorial de boas práticas de escovação dos dentes.

MUITO IMPORTANTE: A Resolução 196 do CFO, que diz que todas as publicações que contenham imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do dentista e o seu número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia.

Agora que já sabe o que pode e o que não pode no marketing para dentistas, que tal por a mão na massa?

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