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5 tipos de conteúdo para ATRAIR VISITAS para o seu Site

Você sabe COMO atrair visitas PARA O SEU SITE?

Chegará o momento que trazer visitantes para o seu site não será o suficiente, você terá que fazer algo no site para que eles tomem uma ação e se tornem seus seguidores de verdade, ou seja, transformá-los Leads qualificados através do site. Esse é um dos papeis do Marketing Digital, é criar essas oportunidades de negócio para o time de vendas.

Um erro muito grave é contar apenas com um simples formulário de contato para realizar esta missão. Com o tempo você irá perceber e aprender a utilizar excelentes oportunidades de geração de Leads qualificados através do que chamamos de “conversão indireta“, que é através da oferta de algo que seja relevante e com alto valor para o potencial cliente. Em troca, ele fornece para a empresa suas informações de contato, permitindo assim criar um engajamento maior com campanhas de nutrição de Leads.

Levando em conta a nossa experiência orientando nossos clientes na produção de materiais educativos, indicamos aqui 5 tipos de conteúdo que funcionam muito bem para geração de Leads:

eBooks

É um tipo de conteúdo que funciona incrivelmente bem. Não existe uma diferença conceitual muito clara entre um eBook e um whitepaper (próximo item), mas vamos resumir da seguinte forma: eBooks são conteúdos mais densos e completos enquanto whitepapers são mais curtos e focados em algum aspecto específico do tema.

Whitepapers

O whitepaper não promete os mesmos resultados que os e-books, pois sua produção requer muito menos esforço e mesmo assim já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo.

Vamos imaginar os whitepapers como posts um pouco mais extensos. Vale uma dica aí: construir conteúdo na linha do “as 10 coisas que você precisa saber sobre …..”.

Vale ressaltar que, se você tem campanhas de anúncios pagos no Google Adwords e hoje só possua ofertas de conversão direta (ex. pedido de orçamento, saiba mais, etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente é a coisa mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.

Webinars

Seja usando apresentações em PowerPoint ou a filmagem de uma palestra, o Webinar trás muitos benefícios. Pelo uso da voz (e ocasionalmente até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

Além disso, é muito mais rápido preparar suas apresentações e falar por cima dela do que escrever todo o conteúdo de um eBook.

Templates

Dê uma boa olhada em seus arquivos e veja se sua empresa possui modelo que esteja relacionado ao seu negócio e pode auxiliar no dia-a-dia do seu cliente tipo: apresentação, planilha, etc. Fornecê-lo para download também é uma boa oportunidade para geração de Leads.

Um bom exemplo disso é esse template de PPT gratuito da SOAP para venda de soluções.

Ferramentas

Essa isca é mais útil para empresas de tecnologia, que ao criar alguma ferramenta específica poderá oferecê-la de forma gratuita para seus potenciais clientes. Essa ferramenta gratuita pode ser algo novo ou então uma sub-parte do produto pago da empresa.

Inclusive, isso pode servir não só para geração de Leads, poderá ajudar também no processo de conversão e venda para a ferramenta paga, já que ajuda dará ao usuário um “gostinho” de como será a experiência com o produto completo.

Leve em conta algumas considerações

As iscas já irão ajudar bastante, mas para que funcionem e tragam os resultados é importante lembrar de três coisas:

1. É que é preciso criar boas Landing Pages: diga ao visitante de que os dados não serão utilizados indevidamente, transmita segurança para e mostre que o conteúdo de fato vale a pena são essenciais para que a taxa de conversão dele seja alta.

O outro fato muito importante que deve ser lembrado é que não basta apenas gerar os Leads. É preciso manter o relacionamento com o potencial cliente até que ele esteja pronto para compra.

Por fim, e esse é um assunto que devemos explorar em breve, é necessário um alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas. Assim como Vendas precisa que os Leads sejam gerados na maior quantidade e qualidade possível, Marketing precisa que os Leads não sejam “spameados” ou abordados de forma indevida.

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